Fisheye – Kamile Girão
Que delicia vai ser inaugurar a categoria de resenhas com uma das minhas melhores leituras de 2020! Em julho passado participei de uma LC (Leitura Coletiva) de Fisheye, cujo exemplar belíssimo, me foi cedido pela querida Kamile Girão , por indicação da Mah, do @resenhandopormarina
Eu já tinha altas expectativas com a leitura, só não imaginava que essa estória se tornaria uma das queridinhas da vida.
Ravena é uma linda jovem de quase 17 anos. Apesar da complexa relação familiar, sendo uma estranha para a irmã mais velha, Victoria, e observando o relacionamento quebrado e cheio de falhas dos pais, ela conta com a amizade de seu confidente Micael e na escola é popular e “perfeita”.
Seu trio de amigas é conhecido como “as Três Erres” composto por Raquel, Rebeca e ela. No quesito amoroso, Ravena tem um rolinho com Túlio, um dos boys mais cobiçados da turma. Nessa rotina cheia de status, não há muito espaço para questionar sobre sua postura ou a sinceridade de seus afetos.
Mas tudo muda quando, após uma noite bizarra em uma balada, ela recebe o diagnóstico de Retinose Pigmentar (RP), uma doença degenerativa com grandes chances de deixá-la cega. O impacto dessa revelação faz Ravena passar por diferentes estágios: a negação, o medo, e, finalmente, a vontade de se encontrar.
É nessa busca inadiável por sua melhor versão, que Ravena vai perceber com quem realmente pode contar. Além de seu amigo de infância e sua irmã, com quem a proximidade foi novamente estabelecida, ela vai ter sempre em mãos sua polaroid, registando os momentos que ainda consegue captar.
E como a vida sempre nos reserva surpresas, Ravena vai encontrar em Daniel (nosso Paiva), um porto seguro e a descoberta de algo maior. Algo que vai além do estereótipo e que ela nunca imaginou sentir. E gente… apesar de o romance não ser o foco dessa estória, que casal maravilhoso é esse, MINHA DEUSA!
Sabe aqueles livros que merecem ganhar o mundo? Esse é um deles! Ravena, no auge de sua adolescência, me ensinou tantas coisas que eu sinto o quanto cresci junto com ela. A Kami tem uma sensibilidade mágica de escrita e nos apresenta personagens reais, que carregam muito de nós mesmos. É notável toda a dedicação em tratar de forma séria e embasada os desafios que um diagnóstico de RP proporciona, e o único defeito desse livro é que ele acaba.
A edição que recebi da autora foi publicada pela Editora Wish e conta com 314 páginas de puro capricho. Se você quer ter uma dessas, corra… a autora conta com apenas alguns exemplares, que logo, logo não existirão mais…
E digo isso porque Fisheye foi aprovado em edital público e seu acervo será adquirido pelo Estado do Ceará! Essa obra será distribuído por várias bibliotecas de lá e muitos leitores terão o prazer de conhecer a trajetória da Ravena. É de encher o coração de orgulho né?
Vou deixar aqui uma foto da capa nova, feita por um artista cearense @_valdirmarte e que ficou a coisa mais linda desse mundo! Tenham um pouco de paciência que logo o e-book volta para a amazon e essa edição incrível estará disponível para vocês!
E só pra fechar com mais um motivo pra vocês conhecerem essa obra…ainda tem trilha sonora viu? E é das boas! Recomendo demais!